14 abril 2011

""ESCUTEM O CHICO""

ENTREVISTA COM FRANCISCO LUCAS JOGADOR DO GRUPO DESPORTIVO AMARELEJENSE


1ª Quando iniciaste a tua actividade desportiva?

Iniciei a minha carreira desportiva ainda muito novinho, tinha idade de escolinha e jogava pelos infantis do GDAmarelejense (jogava-se futebol 11 e não futebol 7 como é agora). Foi no Amarelejense o meu primeiro contacto com o futebol de competição numa equipa de miúdos todos da terra onde aprendi a dar os primeiros passos dentro do terreno de jogo.

2º Passaste por vários clubes certamente, quais foram os que te marcaram e as pessoas, dirigentes, treinadores, que também te marcaram?

Em termos de carreira desportiva passei apenas por dois clubes até ao momento: iniciei no GDAmarelejense, fiz toda a minha formação no Moura AC e regressei ao GDAmarelejense na última época após estar três anos sem competir (devido ao tempo que dediquei à minha licenciatura).
Em primeiro lugar destaco o GDAmarelejense pois foi o clube onde iniciei a minha carreira e é o clube da minha terra, onde tenho os meus amigos de infância. Agradeço a oportunidade que me deram para mostrar o meu valor dentro de campo e por me terem recebido, na última época, sem ritmo competitivo (após três anos sem competir) e me voltarem a dar a oportunidade de voltar aos níveis anteriormente demonstrados. Agradeço aos meus companheiros (muitos deles amigos de infância), direcção e equipa técnica pela ajuda e camaradagem pois marcaram a minha carreira e fizeram-me crescer ainda mais como jogador.
O Moura AC foi o clube que mais anos representei e tenho lá muitos amigos. Sinto um enorme carinho pelo clube e identifico-me bastante com os seus ideais uma vez que os objectivos do clube são sempre disputar campeonatos nacionais ou então vencer os campeonatos distritais. Foi um enorme salto na minha carreira quando me mudei para o Moura AC uma vez que as exigências e objectivos eram mais elevados, o que para um miúdo com a minha idade na altura era bastante difícil pois tinha de me deslocar para outra terra quase todos os dias para jogar futebol. Ao Moura AC agradeço a oportunidade que me deram para disputar dois campeonatos nacionais e muitos distritais que me fizeram melhorar os aspectos tácticos e técnicos. Destaco a minha última época ao serviço do Moura AC onde eu era apenas júnior de 1º ano e disputei muitos jogos pela equipa sénior, ou seja, destaco esta época pois penso que foi muito importante para um jovem como eu ter tido a oportunidade de ter um primeiro contacto com o futebol sénior.
Queria também deixar uma palavra de apreço e agradecimento a todos os dirigentes e técnicos da AFBeja que me ajudaram nos anos que representei as selecções distritais.

3ª Há algum nome a destacar?

Não destaco nenhum nome em específico pois penso que todos foram importantes na minha carreira, uns mais outros menos mas todos foram muito importantes e penso que se destacasse algum estaria a ser injusto perante os outros.

4ª O que pensas do momento actual do GDAMARELEJENSE?

Penso que o GDAmarelejense está no caminho correcto no que ao futebol distrital diz respeito, ou seja, no GDAmarelejense o mais importante é o grupo de amigos que se forma e a custo zero (onde ninguém recebe um tostão) e consegue-se aliar a isso excelentes infra-estruturas e elevadas condições de trabalho. Estes aspectos aqui mencionados são muito importantes para manter um grupo coeso e conseguir superar expectativas e lutar pela subida de divisão (tal como sucedeu nesta época).
Em termos de objectivos perante as palavras da direcção temos de estar satisfeitos pelo trabalho desenvolvido pois, segundo eles, os objectivos e metas traçadas no inicio foram superadas. Mas nós (jogadores e equipa técnica) estamos um pouco desiludidos pois penso que tínhamos qualidade para estar nesta segunda fase e quem sabe vencer esta segunda distrital mas falhamos em jogos onde não se podem perder pontos. Mas mesmo assim temos de estar muito contentes por ter-mos conseguido trazer novamente “enchentes” ao estádio das Cancelinhas e a muitos outros campos por este distrito fora, foi um reaproximar das pessoas ao clube.

5ª Que achaste deste campeonato da 2ª Divisão?
Este campeonato da 2ª Divisão esteve mais forte do que o do ano passado pois penso que havia um equilíbrio muito forte entre quase todas as equipas onde quatro dessas equipas (desta série A) poderiam estar na 2ª fase pois eram, as quatro, bastante fortes e com jogadores de qualidade. Penso que há uma melhoria da qualidade de jogo nesta 2ª Divisão aliada a uma melhoria da qualidade de infra-estruturas no nosso distrito. Posso justificar esta qualidade com o excelente jogo que fizemos no Rosário (para a taça) perante uma das melhores equipas da 1ª distrital onde a diferença entre equipa de 1ª e 2ª não se fez sentir.

6ª Deixa uma opinião aos leitores deste blogue, e dá uma opinião sobre este blogue.

Aos leitores deste Blog desportivo deixo um apelo para que encham os campos ao fim-de-semana, é muito importante para todos os intervenientes ver os estádios repletos de gente que adora o futebol regional e que adora o seu clube e a sua terra. Apoiem as vossas equipas, as vossas terras… é muito importante, vão à bola”.
Ao blog deixo os meus parabéns e o meu agradecimento por me trazerem informação desportiva de qualidade actualizada diariamente. Não deixem esta informação por mãos alheias pois é muito importante para pessoas que se encontram deslocadas e obtém aqui a única forma de acompanhar de perto as suas gentes e isso é muito importante. Parabéns.

Saudações desportivas e um Abraço a todos

Francisco Lucas 

1 comentário:

Anónimo disse...

toda a informação desportiva em:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

peço o favor de divulgar no nosso blog. obrigado