10 fevereiro 2012

TREINADOR DO GDA NO DESPORTO NO ALENTEJO

Entrevista com Vitor Pires, treinador do Grupo Desportivo Amarelejense

             1º Qual a diferença que acha existir entre o Futebol juvenil da AFEvora e o nosso, atendendo ao facto de treinar uma equipa de jovens ?
           Antes de mais agradeço em meu nome pessoal e tambem do GRUPO DESPORTIVO AMARELEJENSE a oportunidade que me dá de trocar algumas ideias sobre o futebol distrital.
Relativamente à primeira questão, efetivamente sou treinador dos Iniciados do Atlético Sport Club (Reguengos) alem de treinador dos seniores do GRUPO DESPORTIVO AMARELEJENSE. Não tenho muitos elementos sobre o futebol juvenil do distrito de Beja, mas a julgar pelo bom trabalho que está a desenvolvido pelos técnicos da formação no GDA acho que se caminha no bom sentido. Penso tambem que no distrito de Beja os clubes e técnicos tem problemas semelhantes aos de Évora,, nomeadamente a diminuição do numero de praticantes o que impede alguma seleção natural de talentos.

            2º A sua motivação é total para com essa equipa de jovens?
            Quanto à minha motivação para treinar os miudos ela é total, apesar de neste momento morar em Estremoz e isso me retirar muito tempo do convivio da familia, é sempre com muito prazer que vou para os treinos e jogos. A grande diferença está no facto de no escalão senior a adrenalina ser maior na obtenção de resultados enquanto nos iniciados me dá imenso prazer ver a evolução dos miudos quer em termos técnicos quer em termos táticos. Alem dos iniciados tambem faço parte da escola de Futebol do Alético Sport Club.

             3º Qual o Futuro para esses jovens?
            O futuro destes jovens depende de muitos fatores, estou com estes miudos nos iniciados à 3 épocas, e apesar de sermos neste momento os primeiros classificados no Campeonato Distrital o apoio do clube deixa muito a desejar, para não dizer mais. O Atlético tem tradição de não aproveitar os talentos que forma, pelo que quem ganha com isso são os clubes vizinhos que não necessitam fazer formação, pois quando chegam ao escalão senior normalmente os jogadores são dispensados.

            4º No GDAMARELEJENSE , como distingue o distrital da época passada, face ao da presente época?
            Fazendo uma comparação relativamente à Época passada no II Divisão Distrital diria que esta época há claramente melhores equipas e por isso o nivel bem mais alto. Ficaram do ano passado o Cabeça Gorda e o GDA, desceu o Bairro e o Piense , vieram do outra série o Renascente e o Sabóia. Relativamente ao GDA estamos a fazer uma excelente época um pouco à semelhança do ano passado.

             5º Com uma equipa renovada, acha que tem hipóteses de subir ao escalão máximo do nosso futebol distrital?
              O objetivo do GDA não é subir de divisão, é ganhar o jogo seguinte e nada mais. Estamos numa zona geográfica muito complicada, pois estamos longe de tudo e de todos, o que torna muito difícil contratar jogadores, especialmente pelo facto de não se pagar nada, nem sequer prémios de jogo, a não ser as deslocações efetuadas pelos jogadores com a sua viatura. A juntar a isto perdemos alguns jogadores relativamente à època passada por questões profissionais. Acho no entanto que estaremos entre as equipas que disputarão os primeiros lugares.

             6º Qual o Futuro que prevê para o nosso futebol, tanto no que respeita às equipas que estão no Nacional, bem como no distrital?
             Sobre o futuro do futebol alentejano pairam algumas nuvens negras,quer as que estão no Nacional, quer as do Distrital . Também aqui se pagam os custos da interioridade, tal como noutros setores da vida publica. No entanto cada vez se trabalha melhor em quase todos os clubes, o tempo do correr à volta do campo e pelada já passou, pelo que o nível do nosso futebol só pode melhorar. Tambem as infraestruturas são cada vez mais e melhores factor muito importante neste desenvolvimento.

             7º Que diferenças nota entre o site Distrital de beja e o nosso blogue?
             O site Distrital de Beja deu recentemente um salto de qualidade ao passar para site, este facto deu tambem azo a novos conteudos, nomeadamente fichas de todos os jogos. Penso que a grande diferença está no facto do Desporto no Alentejo apostar tambem na divulgação de outros campeonatos limitrofes e tambem noutras modalidades. São no entanto as duas grandes referencias na informação desportiva regional dos amantes do desporto distrital de Beja.

             8º Dê a sua opinião sobre este blogue a todos os nossos leitores.
             Ao Desporto no Alentejo dou os meus parabens pelo trabalho em prol do desporto alentejano e votos de felicidades para o futuro.

Publicada por Desporto no Alentejo em 12:42

Sem comentários: