30 setembro 2009

UM POUCO DA HISTORIA DO GDA

Por volta de 1930, na Amareleja, existia um grupo de futebol com o titulo de Amareleja Futebol Clube que passados uns anos por motivos de vários desentendimentos, se desmembrou, embora os seus adeptos tenham organizado dois grupos intitulados de Pacíficos e Fanfarrões, que mais tarde viria também a acabar a sua actividade.
Em Setembro de 1937, pelo elevado numero de adeptos de futebol, organizou-se uma Comissão disposta a fundar um novo grupo de Futebol, que começaram por falar com o Sr Pires, proprietario de uma fabrica de moagem- Mercedes, no sentido de obterem a cedência de instalações para a sede. As instalações foram cedidas e começaram por criar as condições necessárias a sua utilização, limpando e apetrechando a sede com cadeiras, mesas, toalhas, cântaros de barro para a agua de beber, mesa de Ping Pong, domino, damas, etc etc.
Foi escolhido um nome - GRUPO DESPORTIVO AMARELEJENSE, assim como as cores do equipamento (verde e branco) e o emblema, os jogadores compraram o equipamento (camisolas, calções e botas).
Passado pouco tempo em 1938, a sede foi mudada para outras instalações pela melhoria de condições, tais como o espaço, factor que proporcionou o aparecimento de um Bar e um continuo, organizando se ainda bailes. A Junta de Freguesia cedeu um terreno no Baldio para fazerem um campo de futebol.
Foi nesta altura realizado o primeiro encontro do Grupo Desportivo Amarelejense com equipas forasteiras; o jogo foi realizado em Mourão, com uma das suas equipas, sendo os jogadores de Amareleja e seus acompanhantes transportados gratuitamente num camião de carga do Sr Domingos Costa Caro.
Passados alguns anos e apoiado por amigos e sócios, houve oportunidade de se comprar outras instalações com diversas divisões, prédio pago em varias prestações. Existia também a necessidade de adaptação dos espaços as condições de funcionamento de uma sociedade e, pela falta de verba para materiais e mão de obra todas as remodelações foram efectuadas pelos sócios do Grupo Desportivo.
O numero de sócios sofreu um aumento extraordinario de forma que teve de comprar outras instalações de dois edifícios ao lado, fazendo a sua ligação com as antigas, sendo a actual sede do Grupo Desportivo Amarelejense.
Edifício que recentemente sofreu obras de manutenção ao nível da cobertura, tectos, WC Homens entre outras, continua o Grupo Desportivo Amarelejense a possuir uma Sede Social de grande valor, não são muitos os Clubes que se podem orgulhar de ter um edifício tão bom como aquele e de certeza com tantas e tantas historias para contar.
Terminamos com um grande abraço para todos os Sócios e Amigos.
Se tem conhecimento de historias deste tipo acerca do GDA nao exite em as contar
SAUDAÇÕES DESPORTIVAS PARA TODOS E VIVA O GDA
IN SITE DA C M MOURA

Sem comentários: