18 fevereiro 2011

AFINAL HÁ MAIS!!!!!

Associativismo Desportivo
O associativismo desportivo é constituído por Grupos, Clubes e Associações Desportivas.
Tem um papel importante na sociedade em virtude de ser a grande mola impulsionadora da prática desportiva ao nível de camadas jovens. Podemos afirmar que são os responsáveis por pelo menos 90%, ficando os restantes 10% e com muito boa vontade, a cargo do chamado desporto escolar.
Não é por acaso que a componente desportiva esta e muito bem consignada na Constituição da República Portuguesa, Art.º 79 que reza assim:
1. Todos têm direito à cultura física e ao desporto
2. Incumbe ao Estado, em colaboração com as escolas e as Associações e colectividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência no desporto.
Contudo existe uma pequena diferença: enquanto na educação o estado suporta tudo, o que é sua obrigação, no desporto apenas distribui pequenos subsídios que anos após ano são reduzidos e que ultimamente até há atrasos significativos.
È pena o Estado não saber aproveitar os milhares de dirigentes desportivos espalhados pelo país que, de uma forma voluntária e gratuita o substituem.
Parafraseando Raul Solnado é uma estupidagem de todo o tamanho o Estado não reconhecer nem estimular todo um trabalho desta natureza. Em suma é o próprio Estado que não só não cumpre a Constituição como dá um mau exemplo de suposta pessoa de bem.
Já imaginaram quanto poupa o Estado no desporto, comparativamente com o ensino onde não existe ninguém voluntário.
A situação chegou a um ponto em que os dirigentes desportivos começam a ficar saturados e bastante desiludidos. Não me admira que a qualquer momento haja um esvaziamento de dirigentes desportivos que provoque a inexistência do desporto numa ou várias regiões do país.
A verificar-se, o problema será bastante sério.
Não nos esqueçamos que Portugal é membro da União Europeia e está sujeito a várias regras.
Pessoalmente veria com muita mágoa uma intervenção directa da União Europeia nesta ou noutras matérias.
À que fazer uma profunda reflexão, enquanto é tempo e resolver o problema de uma vez por todas.
Costuma dizer-se que Portugal é um país de estudos, projectos, sondagens, previsões, etc.
Então fique sabendo que um estudo realizado há cerca de meia dúzia de anos sobre o desporto deu o seguinte resultado:
Por cada euro investido no desporto economizam-se 2 na saúde.
Crónica de Mariano Baião presidente do Despertar.

Fonte: http://www.radiopax.com transcrevemo-la e é para reflectir sobre o que foi dito
Publicada por Desporto no Alentejo

Opinião GDA:
Afinal não somos os únicos a pensar desta forma, só esperamos que não venham mais uma vez dizer que derivado à pequena dimensão do nosso blogue pouco importa o que escrevemos. Mas nós temos um Blogue, nós informamos os Amarelejense e não só, e sem encargos, toda a informação que aqui é colocada e feito através do voluntariado.

Sem comentários: